sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Geoengenharia em Todo o Planeta


Confesso que estou ficando algo surpreendido com o que tenho encontrado em relação a este tema algo meticuloso e sensível, uma vez que envolve perigos para a saúde pública, financiamento de grandes multinacionais e orgãos públicos, privados e oficiais de diversos países, desde a

Royal Society, até ao famoso CFR – Council of Foreigner Relations. Vejam o que se segue:

o termo geoengenharia (que se ocupa da integração de dados de natureza diversa - Geologia, Física, Engenharia etc - para caracterizar a estrutura interna das rochas e os fluidos dos reservatórios petrolíferos in Departamento de Engenharia de Petróleo / FEM / UNICAMP http://www.dep.fem.unicamp.br/mesdr/info.html) está também sendo utilizado em outras áreas de intervenção científica, que visam (segundo consta) combater o aquecimento global com processos que, a meu ver, envolvem sempre envenenamento da atmosfera, dos mares, etc.



Como só há relativamente pouco tempo tive conhecimento do termo técnico de geoengenharia, fiquei surpreendido - ao realizar uma pequena pesquisa sobre o tema – que o mesmo está sendo tão amplamente divulgado nos meios de comunicação social e que até existe aqui no Brasil um organismo funcionando com este nome, na cidade de Goiânia, no estado de Goiás, na rua 219 n°87, setor universitário, CEP74603-120, telefone: (62)3202 3070, http://geoengenharia.com/ e-mail: geo@geoengenharia.com. Não consegui entrar completamente no site porque me foi pedido para registrar em outro servidor e escolhi não o fazer, por enquanto... mas fiquei convencido que ele está inserido dentro de uma universidade. Entretanto, enviei-lhes um e-mail semelhante ao que havia enviado para o IE – Instituto de Engenharia, que divulguei no post anterior. Aguardo resposta. Na mesma rua funciona um outro organismo chamado de Ambiência Serviços Ambientais.


Entretanto descobri que aqui no Brasil, alguns meios de comunicação social amplamente conhecidos já apresentaram trabalhos sobre o mesmo tema, baseados em trabalhos feitos por jornais internacionais, como o The Independent. Até a principal cadeia de televisão brasileira (a TV Globo) se debruçou sobre o tema. Também me surpreendi ao constatar que todos eles são recentes:

Geoengenharia pode ajudar a reduzir as emissões

Colocar milhões de espelhos em órbita para refletir os raios solares para fora da terra, ou soltar no mar barcos que borrifariam névoa no ar, criando mais nuvens estariam entre as sugestões.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1413791-15605,00-GEOENGENHARIA+PODE+AJUDAR+A+REDUZIR+AS+EMISSOES.html


A Geoengenharia: O Possível Plano B perante a Alteração Climática

Por Matthew Berger, da IPS

Qui, 07 de Outubro de 2010 17:34

Washington, Estados Unidos, 5/10/2010

http://jornalorebate.com.br/site/meio-ambiente/6051-a-geoengenharia-possivel-plano-b-diante-da-mudanca-climatica

02/01/2009 - 10h57

Cientistas apostam em geoengenharia para frear aquecimento

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u485391.shtml


A geoengenharia, possível plano B diante da mudança climática

05/10/2010 - Autor: Matthew Berger - Fonte: IPS/Envolverde

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias2/noticia=726123



Até já aconteceu um encontro entre o Brasil e a Inglaterra para se discutir sobre a geoengenharia:


Encontro Brasileiro-Britânico sobre Geo-Engenharia

23/3/2010

Dia 30/3/2010

O evento está finalizado. Duração: 1 dia

http://www.agencia.fapesp.br/materia/11940/agenda/encontro-brasileiro-britanico-sobre-geo-engenharia.htm




Encontrei ainda o site em remodulação da SLG – Sociedade Lusa de Geoengenharia, em Lisboa:


http://www.slg.pt/


Um blogue:

http://geo-engineering.blogspot.com/


Mas é quando fazemos uma investigação a nível internacional que descobrimos que o tema já está sendo abordado pelos principais meios de comunicação mundial, assim como pelas mais altas instâncias de uma forma insistente e profunda:

BBC

http://search.bbc.co.uk/search?go=toolbar&uri=%2F&q=Geoengineering

http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-11076786

http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/7133619.stm

http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/4762720.stm

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/7533600.stm

http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8338853.stm

http://www.bbc.co.uk/blogs/thereporters/richardblack/2010/05/playing_god_with_the_climate.html

http://www.bbc.co.uk/blogs/today/tomfeilden/2009/09/our_only_hope_or_a_dangerous_d.html


TED

http://www.ted.com/talks/david_keith_s_surprising_ideas_on_climate_change.html


GUARDIAN

http://www.guardian.co.uk/environment/geoengineering

Documento de 98 páginas lançado pela Royal Society

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCAQFjAB&url=http%3A%2F%2Froyalsociety.org%2FWorkArea%2FDownloadAsset.aspx%3Fid%3D10768&ei=MGOuTLjWK4K88gaGkNnABA&usg=AFQjCNGLSr3HFf1UeycJyJpTfrVTsyCDGw


Council on Foreign Affairs

The Geoengineering Option - A Last Resort Against Global Warming?

http://www.foreignaffairs.com/articles/64829/david-g-victor-m-granger-morgan-jay-apt-john-steinbruner-and-kat/the-geoengineering-option

Geoengineering: Workshop on Unilateral Planetary Scale Geoengineering

http://www.cfr.org/project/1364/geoengineering.html


Conclusão:

a geoengenharia, ou seja, os processos artificiais de reduzir (supostamente) diminuir o aquecimento global estão sendo levados muito a sério em todo o mundo. Por isso, não é admirar que em tantos países esteja sendo contemplado o fenômeno que nos esconde o Sol e a que tantos chamam (em inglês) de Chem Trails!!!

2 comentários:

Bilder disse...

Caro amigo,esse caso é mais uma evidencia da forma que as coisas se fazem supostamente para o bem geral mas como algo feito em segredo!Depois de muitos anos de falta de informação só agora vemos noticias ditas oficiais sobre isso,faz-me lembrar do caso Grupo Bilderberg que se reune em segredo há mais de 50 anos e só agora temos um livro que fala os detalhes sobre o mesmo,artigos de jornais contam-se pelos dedos das mãos!Como confiar então??Será que não nos estão mesmo a envenenar!?

Daniel Simões disse...

Claro, Bilder!
Há mais de 15 anos que observo este fenómeno na Europa. Agora estou a morar em Fortaleza, Brasil e aqui não se vê praticamente nada! Muito raramente lá passa uma avião que deixa um rastro assim...