quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Irlanda na Falência... Portugal no mesmo Caminho!!!

Através do Portal ADVFN brasileiro, recebi a justificativa de porque é que a bolsa brasileira está em queda na última semana: culpa da Europa e da China:

Entenda a razão da bolsa cair tanto nos últimos dias
Após mostrar força e se preparar para romper o topo histórico atingido pelo índice Ibovespa em maio de 2008, a bolsa desde a semana passada e até o momento vem somente registrando perdas. Ao que podemos creditar o esvaziamento do tom positivo? Duas respostas: Europa e China. Na Europa o problema volta a ser principalmente Irlanda e Portugal. A Irlanda não tem mais saída. Ontem os ministros de finanças da União Européia se reuniram para definir como irão providenciar o resgate do sistema financeiro do país que pode chegar a 100 bilhões de euros. Portugal já mandou seu recado também: o Ministro das Finanças do país acredita que o país não escapa de um auxílio externo. Mas o maior problema não se encontra na Europa. Quem assusta mais agora é a China. No país asiático a inflação está saindo do controle e o governo já disse que tem a solução: alta na taxa de juros e aumento do compulsório bancário, ambas medidas que enfraquecerão o crescimento do país. Países exportadores de matérias-primas, como o Brasil, devem sentir mais de perto o impacto do arrefecimento da economia chinesa, o que faz os investidores desacreditarem momentaneamente numa subida da bolsa.
Como qualquer verdadeiro estudante de economia sabe, a única maneira de sair de uma grande recessão/depressão, é uma grande guerra. Não há ilusões quanto isto., uma vez que ela coloca todo o sistema de produção em atividade, começando pelas minas (de onde se extraí a matéria prima para a guerra em si), passando pelas refinarias e metalúrgicas (onde se transforma a matéria prima em armamento e toda a logística necessária), até (no pós-guerra) chegar às construtoras, transportadoras, industria hoteleira, alimentar, etc. A única questão que se coloca é: quando e onde ela vai começar e quais serão os pretextos apresentados.


Neste momento o Brasil está a ser o melhor país do mundo para se investir economica e profissionalemente, apesar de ainda haverem imensos brasileiros na tal ilusão de que na Europa e nos EUA é que é bom, fazendo de tudo para cruzarem o oceano e procurarem a sorte no velho continente. Que surpresa os espera!!!

O que eles não sabem é que o Brasil vem a ser a 1ª economia mundial em poucos anos: se eu já acreditava nisto há uns 7 anos atrás (devido à posição geo-política e à quantidade de matéria prima do território) após as descobertas feitas no pré-sal (de petróleo e gás), estou plenamente convicto de que virá a ser a 1ª.
Porém, mediaticamente, ainda se afirma que o Brasil virá a ser a 5ª economia do mundo.


O Brasil é, simplesmente, o melhor país para se viver nos próximos 10, 15, ou 20 anos!!!

2 comentários:

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

CARO DANIEL SIMÕES

CONCORDO TOTALMENTE CONTIGO QUANTO AS POTENCIALIDADES DO BRASIL.

MAS O GRANDE E INSOLUVEL PROBLEMA DO BRASIL É A FALTA DE INSTRUÇÃO DE SEU POVO.

A CULPA POR ESTA SITUAÇÃO É DAS ELITES QUE GOVERNAM O BRASIL.
UM POVO IGNORANTE QUE SÓ SE INTERESSA POR NOVELAS / FUTEBOL / E CARNAVAL, É MAIS FACILMENTE MANOBRAVEL.

SEMPRE FOI ASSIM, E SEMPRE O SERÁ.

AS RIQUESAS DO BRASIL, SÓ SERVEM A ALGUMAS ELITES E AOS POLITICOS CORRUPTOS QUE EXISTEM EM TODO O LADO ( LULA MENSALÃO , ETC ..... )

COMO BRASILEIRO QUE SE FORMOU ENGENHEIRO CIVIL, E QUE VIVI NO BRASIL ATÉ AOS MEUS 27 ANOS, SEI DO QUE ESTOU A FALAR.
VIVO EM PORTUGAL HA 20 ANOS, E APESAR DOS PROBLEMAS POR QUE PASSA PORTUGAL , NÃO O TROCO PELO ELDORADO DO BRASIL.
PELO SEGUINTE RAZÃO:
- FIQUEI FARTO DE TER MEDO DE SER ASSALTADO E MORTO NO RIO DE JANEIRO OU SÃO PAULO.

EM PORTUGAL AINDA É UMA TRANQUILIDADE !!!!!!!!!!!!

NÃO TROCO ISTO POR NENHUM SONHO DOURADO NO BRASIL.

NÃO SE ILUDA, MESMO AÍ EM FORTALEZA , QUE POR ACASO CONHEÇO BEM, EXISTE MUITA VIOLENCIA.

PORTANTO, BOA SORTE AÍ NO BRASIL, E SEJA FELIZ.

ESPEREMOS QUE PORTUGAL SOBREVIVA A MAIS ESTA TURBULENCIA.

UM ABRAÇO.

RAMIRO LOPES ANDRADE

Daniel Simões disse...

Caro Ramiro,

também eu concordo plenamente com o senhor: o baixo nível de consciência que vejo aqui por esta cidade - o qual, potencializa qualquer tipo de atitudes - é algo que chega a arrepiar!
Claro que eu tenho consciência da violência desta cidade!
Certamente, em Portugal e na Europa não nos deparamos com certas paisagens humanas, nem com certos comportamentos que aqui vemos todos os dias. No entanto, ecnomicamente, a Europa está a passar um período difícil e infelizmente, sem querer ser derrotista, ou negativista, mas verdadeiro, tempos piores virão, uma vez que o objetivo por trás de toda esta crise é a implementação de um governo mundial, com um só sistema bancário, fiscal, judicial, etc. Para que isto se alcance, será necessário criar todas as condições para que o caos urbano se instale, a fim de erguer medidas de segurança que visam o controle tecnológico absoluto.
Não nos iludamos, porque o Brasil está no mesmo caminho.
Entretanto, confesso que só aqui estou porque tenho uma filha aqui, porque se não, independentemente de qualquer crise, estaria aì em Portugal!