quarta-feira, 9 de março de 2011

Alarmismo, ou Realidade?

Aqueles que acompanham este blogue sabem que ele não procura o alarmismo, mas a reunião de factos comprováveis em fontes tidas pelo autor como credíveis. Assim sendo, vejamos a seguinte combinação de informações:

Exponencial aumento de tremores de terra em todo o planeta...

imagem de 09 de Março de 2011
www.apolo11.com/terremotos.php

... acompanha um despertar quase simultâneo de diversos vulcões em todo o mundo...

Em 2010

Nova erupção vulcânica na Islândia
http://pt.euronews.net/2010/04/14/nova-erupcao-vulcanica-na-islandia/

Em 2011

Indonésia: Vulcão Bromo entra em erupção
http://noticias.terra.com.br/mundo/fotos/0,,OI145535-EI294,00-Vulcao+Bromo+entra+em+erupcao+na+Indonesia+veja+imagens.html

Itália: Vulcão Etna entra em erupção e fecha aeroportos

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/860067-vulcao-etna-entra-em-erupcao-e-fecha-aeroportos-no-sul-da-italia.shtml

Havai: Vulcão entra em erupção e lança lava a 20 metros de altura
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1483639

Japão: Vulcão Shinmoe
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4922848-EI8143,00-Vulcao+japones+Shinmoe+registra+erupcao+em+dias.html

Filipinas: Vulcão filipino Bulusan entra em erupção
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/878605-vulcao-filipino-bulusan-entra-em-erupcao.shtml

Enquanto em Portugal, em 2010...
Folhetos sobre Reservas Alimentares para Situações de Emergência são distribuidos
http://naturologiamiga.blogspot.com/2010/12/folhetos-sobre-que-alimentos-armazenar.html

… na Inglaterra, este mês, equipes de toda a Europa e Médio Oriente

Police given earthquake training for 'extremely unlikely crisis'
Fire and rescue crews from across Europe and the Middle East took part in a major exercise simulating an earthquake hitting a fictional UK town.
http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/7991656/Police-given-powerful-earthquake-training-for-extremely-unlikely-crisis.html

… e nos E.U.A. a F.E.M.A. vai iniciar em Maio, o...

National Level Exercise 2011 (NLE 2011)
“(…) scheduled for May 2011. The purpose of the exercise is to prepare and coordinate a multiple-jurisdictional integrated response to a national catastrophic event. (…) NLE 2011 will simulate the catastrophic nature of a major earthquake in the central United States region of the New Madrid Seismic Zone (NMSZ). The year 2011 is the bicentennial anniversary of the 1811 New Madrid earthquake, for which the NMSZ is named. NLE 2011 will be the first NLE to simulate a natural hazard.”
http://www.fema.gov/media/fact_sheets/nle2011_fs.shtm

Muitos de nós ainda se lembram que os ataques ao World Trade Center, ao Pentágono e em Madrid foram antecipados por exercícios de bombeiros, policiais e militares em simulações em tudo idênticas às situações com que as mesmas forças tiveram de se deparar na realidade. Com isto, vejamos o próximo vídeo. Conclusões ficam ao critério de cada um.






2 comentários:

Anônimo disse...

Como está no vídeo:
"Terremoto significa negócios"
Não há muito mais que dizer.
JG

spyvspy aeon disse...

Eu não tiro muitas conclusões além de dizer que terremotos, são uma rotina normal do nosso planeta, além de referir que todos pontos de terramotos estão longe das falhas criticas. Não sei precisar, mas tem sim havido alarmes de que deveriamos estar prontos, dado que estamos numa era de calmaria, segundo os geologos e cientistas. Há é um assunto que me incomoda e não é "culpa" da natureza, existem centenas de cidades e polos habitacionais construidos em cima de zonas menos próprias, onde os terremetos e outros fenomenos narturais já existiam a muito antes do Homem sequer existir!!! Olha o exemplo gritante da Islândia, ou o nosso Açores (Rifte da Terceira) http://pt.wikipedia.org/wiki/Rifte_da_Terceira se olhares aqui verás quais são realmente os pontos de risco http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Quake_epicenters_1963-98.png . Também é de lembrar que a ciência tem estado a alertar para o perigo catastrófico que será Yellowstone (assiste este vídeo - deveras esclarecedor do que se está a passar http://www.youtube.com/watch?v=FOn3wkehluk ).